quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Jogos zerados (em ordem cronológica)

Desde quando comecei a registrar, né… então, antes da lista de verdade, deixa eu fazer uma minilista, puxada da memória, dos jogos zerados anteriormente à lista. Também em ordem cronológica, mas aqui tá mais pra tentativa de ordem:
  • Sonic 3 & Knuckles – PC
  • Pandemonium! – PC
  • Earthworm Jim – PC
  • Aladdin – PC
  • Fury 3 – PC
  • Pitfall: the Mayan Adventure – PC
  • Pandemonium 2 – PS1
  • Akuji the Heartless – PS1
  • The Emperor's New Groove – PS1
  • Rayman 2: The Great Escape – PS1
  • Toy Story 21 – PS1
  • Castlevania: Symphony of the Night – PS1
  • Kirby's Dream Land – GB, emulado não lembro onde, mil perdões
  • Donkey Kong Country – SNES, emulado no ZSNES
  • Aero the Acro-Bat – Mega Drive2, emulado no Fusion
  • Zero the Kamikaze Squirrel – SNES, emulado no ZSNES
  • Nosferatu – SNES, emulado no ZSNES
  • Earthworm Jim 2 – PS1


Mega Man X – Super Nintendo Entertainment System (emulado no ZSNES)
Depois de não zerar o X5 e o X4 no PS1 por causa dos chefes finais, eu finalmente terminei um MMX. Sem X eu já tinha zerado o 8, do PS1.

Kirby’s Adventure – Nintendo Entertainment System (emulado no Nestopia)
Ai de quem acha que Kirby é facinho porque é fofo… Extremamente divertido, vale tentar platinar. Eu cheguei perto sem o passo-a-passo.

Contra – NES (emulado no Nestopia)
Eu pude salvar no início de cada fase graças à emulação. Quando você derrota o chefe final, o jogo passa créditos e te coloca de volta na fase 1.

Aladdin – SNES (emulado no ZSNES)
Eu jogara o da Virgin vários anos antes, e não deveria ter demorado tanto pra conhecer o outro jogo do Aladino. Este é mais conectado ao filme.

Mega Man X2 – SNES (emulado no ZSNES)
Não à toa é considerado o melhor MMX até hoje. O enredo tem até uma surpresinha, e o tema do chefe final é brilhante na sua simplicidade.

The Ren & Stimpy Show: Buckaroo$! – NES (emulado no Nestopia)
Eu pensei que a reviravolta no final seria que o dinheiro é falso; em vez disso usaram uma piada SFW, porém adulta.

Jazz Jackrabbit – Game Boy Advance (emulado no Visual Boy Advance)
Eu tinha jogado o 2 (que veio antes; esse é um reboot que faz a babaquice de repetir o nome do primeiro jogo) muito tempo antes e achado fácil demais. Este conserta isso, ainda assim, não consigo me divertir muito com JJ.

Metal Slug Advance – GBA (emulado no Visual Boy Advance)
Divertido como todo MS (não que eu tenha jogado muitos; só joguei esse e o 1). E eu encontrei quase todos os segredos sozinho. 😁

Super Contra – NES (emulado no Nestopia)
Ainda melhor que o original. 3 fases explicitamente alienígenas contra 1 do Contra. Chefe final decepcionantemente fácil.

Out of This World – SNES (emulado no ZSNES)
Conhecido também como Another World. Um point-and-click sem mouse. Eu sei que soa estranho. XD Comete o erro que quase todo point-and-click comete: ser divinatório.

Pid – PC
Enfim um jogo moderno (2012)! Adquiri na Steam, mas não tive que comprar: veio numa chave gratuita. Zerei no Easy, DESISTI no Hard. Bem bom, e bem mais longo que a média dos jogos indies.

Castlevania: Bloodlines – Mega Drive (emulado no Fusion)
Zerei em todos os níveis de dificuldade (sem savestates), e melhorei o gameplay mais do que o jogo aumentou o desafio, então, acabou que o Expert não foi tão difícil. Acho um tanto brilhante que cada dificuldade tenha uma fase muito mais difícil que todas as outras — e nunca é última: é a 5ª, a 2ª e a 4ª, na ordem de dificuldade.

In Search of Dr. Riptide – DOS (emulado no DosBox)
Fácil sem ser chato. Zerável em menos de 16 horas.

1942 – arcade (emulado no MAME)
Papa-ficha que só pode ser zerado com savestates ou sangue japonês. A última fase é (spoiler; marque para ler) anticlimática, pois não tem nenhum desafio, já que o chefe final está na penúltima fase.

Shantae – Game Boy Color (emulado no BGB)
Metroidvania muito legal. Peguei tudo sozinho, menos 3 Squids, a Monkey Claw e 2 Heart Holders. Fase e chefe final meio fáceis demais, e é decepcionante que o tão hypado Doomsday Device seja um puzzle e não um chefe, mas os labirintos são magníficos.

Tom & Jerry – SNES (emulado no ZSNES)
Zerei com savestate (sem abusar, somente a cada zona) num dia e sem ele no dia seguinte.3 Não é frustrante se você prestar atenção.

Aero the Acro-Bat 2 – Mega Drive (emulado no Fusion)
HUMILHA o 1º. O 1 eu precisei de savestate — em momentos quaisquer, não só a cada zona ou fase — pra zerar; este tem senhas, e elas bastaram. Um pouquinho fácil demais, mas isso é muito melhor que a dificuldade patológica do 1º.

Operation C – GB (emulado no BGB)
O "Contra" que mostra que a série Contra não precisa de bombas nem de mais de uma escala de cores pra ser f*da.

Donkey Kong Country 2 – SNES (emulado no ZSNES e no SNES9x4)
Ainda melhor que DKC1! Sem ajuda, cheguei a 83 dos 102% de progresso, 36 das 40 fichas DK e 63 das 75 Kremcoins.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Metal Slug X – PS1 (emulado no Mednafen)
Violo a alternância de lado porque por uns dois anos ESQUECI incluir este, então talvez esteja um pouco mal posto na linha do tempo. É uma modificação do MS2 deveras simpática (não que eu tenha jogado o 2 pra comparar).
Gex – PS1 (emulado no Mednafen)
Uma perda de tempo irritante ao natural, porque nem todas as fases têm senhas; muito divertido emulado, salvando a cada fase. Chefe final bastante interessante. Outra perda de tempo é tentar platinar, pois a zona secreta não vale o tempo do jogador.

Skyblazer – SNES (emulado no SNES9x)
Joguei por ter visto um vídeo do Cogumelando recomendando — que linkarei quando voltar ao ar. Seu único defeito é ser pequeno.


8BitBoy – PC (Steam)
É bom, é enorme e dá vontade de platinar (e eu platinei), mas tem vários defeitos típicos de jogo feito por equipe muito pequena.
Sonic CD – Sega CD (emulado no Fusion)
Finalmente um Sonic velho cuja platina pode ser feita sem estresse — pois há um jeito alternativo a pegar as sete joias — e sem savestate. Carregar a rolagem é mais difícil que vencer os chefes. 😳
Outlaws – PC
FPS maravilhoso, intelectualmente muito mais difícil do que eu espero desse subgênero. MUITO tempo atrás, provavelmente na década de 00, eu joguei e amei a demonstração, e só em 2023 peguei o jogo completo. No Main Game, faltaram 2 segredos na 1ª fase, os 2 da 5ª, 1 na 8ª e 1 na 9ª, além do completamento dos mapas da 2ª e da 6ª. Fiquei p*tinho porque pensei que não precisaria do guia5, mas apelei pra ele faltando QUATRO inimigos pra zerar. Quanto às Historical Missions: só encontrei 1 segredo em cada fase do Marshall Training (e não são poucos), exceto que o Buckshot Bill Morgan não tem segredos e eu não encontrei o do Bloodeye Tim; e no CD posterior Outlaws: A Handful of Missions, nas Ice Caves faltou 1 segredo, mas todos são fáceis, na Villa eu pesquisei o que fazer após obter o balde, mas deveria ter pensado mais, na Wharf Town faltaram 4 segredos e na Civil War faltaram os 3 segredos da 1ª parte (sim, ela é tão grande que tem DUAS PARTES).
  1. Também zerei o 1, mas cópia tão pirata que nem tem som não vale, e não é interessante ao ponto de eu querer voltar pra zerar direito. (Aliás, o mesmo aconteceu com Sonic CD, que como veem foi vingado muitos anos depois num emulador de verdade.)
  2. Também conhecido como Sega Genesis.
  3. Outro jogo gostosinho de um dia só é o Kirby da minilista preliminar.
  4. Precisei trocar de emulador porque o ZSNES sabota a rotação de certos barris.
  5. Digo "o guia" porque o jogo veio, além do manual, com um autoproclamado guia de estratégias que na prática é um detonado oficial. Sendo oficial, ele contém tudo necessário à platina do Main Game — só que quase: falta o 1º segredo da 9ª fase.

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